Aterramento/SPDA, Inspeção/Manutenção/Laudo


Aterramento/SPDA, Inspeção/Manutenção/Laudo

O QUE É ATERRAMENTO ELÉTRICO?: Segundo a ABNT, aterramento elétrico significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja o menor possível. O terra é o conector com diferença de potencial igual a zero, a diferença entre ele e o neutro é que ele não altera o seu valor por meio de ”sujeiras”, pelo contrario, por meio do terra estas sujeiras são eliminadas, o que não permite que fugas de energia fiquem na superfície de aparelhos elétricos. Essas sujeiras são eliminadas para terra, daí o nome.

OBJETIVOS E IMPORTÂNCIA DO ATERRAMENTO ELÉTRICO: Como já dito, fazer o aterramento é obedecer a normas de segurança ditas pela ABNT, além de garantir o funcionamento adequado da instalação e a segurança quanto a fenômenos que possam comprometer o funcionamento adequado dos equipamentos. Podemos pontuar alguns dos principais objetivos:

PROTEÇÃO DA INTEGRIDADE FÍSICA DAS PESSOAS: Como já explicado, essa corrente de fuga que fica na superfície dos equipamentos pode ser transmitida para o corpo da pessoa que encostar neste aparelho. A intensidade deste choque pode não ser tão grave, mas muita das consequências de se submeter ao choque elétrico não estão ligadas a intensidade do choque, mas a fatores externos. Por isso o melhor é evitar este contato com a energia.

FACILITAR O FUNCIONAMENTO DE DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA: Imagine um equipamento com fuga de energia que não esteja em um sistema de aterramento, logo, a maneira a qual está fuga de energia será eliminada do equipamento será quando uma pessoa encosta-se a este equipamento. Mas se este equipamento estiver ligado a um sistema de aterramento, esse excesso de energia será levado pelo cabo terra, e caso este excesso seja prejudicial ao funcionamento da instalação, os dispositivos de segurança (disjuntores, fusíveis, etc.) vão entrar em ação, interrompendo o funcionamento, por exemplo.

DESCARREGAR CARGAS ELETROSTÁTICAS DA CARCAÇA DE EQUIPAMENTOS: A permanência destas cargas eletrostáticas na superfície do equipamento coloca em risco o desempenho do mesmo, pois componentes sensíveis podem ser prejudicados. Cargas eletrostáticas são formadas a todo tempo por atrito, por exemplo.

O LAUDO DE SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas): É um documento necessário para comprovar o nível de qualidade e segurança do sistema de proteção contra descargas atmosféricas, incluindo sua empresa dentro dos padrões de segurança de acordo com as normas da ABNT NBR-5419/2015.

Realizamos a elaboração de Laudos de SPDA de acordo com os quesitos da NORMA ABNT.

O LAUDO DE SPDA SERA COMPOSTO POR: Avaliação das condições dos componentes instalados, Avaliação das conexões instaladas, Avaliação dos receptores de energia, Avaliação de travas de seguranças, Medições de resistividade da terra, Apontamento das irregularidades e medidas de correção.