Diagnostico Energético


Diagnostico Energético

Auditoria Energética:

Uma auditoria energética é uma pesquisa de inspeção e uma análise dos fluxos de energia para conservação de energia, a fim de reduzir a quantidade de energia inserida no sistema sem afetar negativamente a produção.

O principal objetivo da auditoria de energia é determinar maneiras de reduzir o consumo de energia por unidade de produção do produto ou reduzir os custos operacionais. 

A Auditoria Energética fornece um "ponto de referência" para o gerenciamento de energia na organização e fornece a base para o planejamento de um uso mais eficaz de energia em toda a organização.

Visa:

Identificar a quantidade e o custo de vários insumos energéticos;

Avaliar o padrão atual de consumo de energia em diferentes centros de operações;

Relacionar entradas de energia e saídas de produção;

Identificação de áreas potenciais de economia de energia térmica e elétrica;

Destacar desperdícios nas principais áreas;

Fixação de metas potenciais de economia de energia para centros de custo individuais;

Implementação de medidas para conservação de energia e realização de economias.

Tipos de auditoria energética:

  • Auditoria Preliminar ou Auditoria Detalhada de Energia (Nível I)
  • Auditoria detalhada da energia (nível II)
  • Auditoria energética de grau de investimento (nível III)

Auditoria Preliminar ou Detalhada de Energia:

A energia preliminar ou de passagem; auditoria é o tipo mais simples e rápido de auditoria. Envolve entrevistas mínimas com o pessoal de operação do local, uma breve revisão das contas de serviços públicos da instalação e outros dados operacionais, e um passo a passo da instalação para se familiarizar com a operação do edifício e identificar quaisquer áreas flagrantes de desperdício ou ineficiência de energia. Normalmente, apenas as principais áreas problemáticas serão cobertas durante esse tipo de auditoria. As medidas corretivas são descritas brevemente e são fornecidas estimativas rápidas do custo de implementação, economia potencial de custos operacionais e períodos de retorno simples. Também é fornecida uma lista de medidas de conservação de energia (ECMs) ou oportunidades de conservação de energia (ECOs) que requerem consideração adicional. Esse nível de detalhe, embora não seja suficiente para chegar a uma decisão final sobre a implementação da medida proposta,

Auditoria energética detalhada:

A auditoria energética detalhada se expande na auditoria preliminar, coletando informações mais detalhadas sobre a operação da instalação e realizando uma avaliação mais detalhada das medidas de conservação de energia. As contas de serviços públicos são coletadas por um período de 12 a 36 meses para permitir ao auditor avaliar as estruturas da taxa de demanda de energia e os perfis de uso de energia da instalação. Se os dados do medidor de intervalo estiverem disponíveis, os perfis de energia detalhados que esses dados possibilitam serão normalmente analisados quanto a sinais de desperdício de energia. A medição adicional de sistemas específicos que consomem energia é frequentemente realizada para complementar os dados da concessionária. Entrevistas aprofundadas com o pessoal operacional da instalação são conduzidas para proporcionar uma melhor compreensão dos principais sistemas de consumo de energia e para obter informações sobre os padrões de consumo de energia a curto e longo prazo, ou seja, insight sobre as variações no consumo e na demanda diária e anual de energia. Esse tipo de auditoria será capaz de identificar todas as medidas de conservação de energia apropriadas para a instalação, considerando seus parâmetros operacionais. Uma análise financeira detalhada é realizada para cada medida com base em estimativas detalhadas de custo de implementação; economia de custos operacionais específicos do local e critérios de investimento do cliente. Detalhes suficientes são fornecidos para justificar a implementação do projeto.

Identificação da Medida de Conservação de Energia:

Nas indústrias de médio e grande porte no Bangladesh, existem oportunidades para melhorar a eficiência energética e implementar medidas de conservação de energia nos seguintes campos:

Sistema de Vapor:

 Identificar oportunidades de eficiência na geração de vapor nas caldeiras, controlar o excesso de combustão do ar nas caldeiras, isolar as linhas de vapor e usar equipamentos a vapor, interrupção de vazamentos de vapor, instalação de purgadores, recuperação de condensados etc.

Geração de energia:

identificando oportunidades de eficiência em equipamentos / utilidades de conversão de energia, como geração de energia cativa, carregamento ideal de conjuntos de DG, otimização de eficiências existentes, equipamento de conversão de energia eficiente, cogeração etc.

Distribuição de energia: 

identificação de oportunidades de eficiência em transformadores, cabos, comutadores e melhoria do fator de potência em sistemas elétricos, água gelada, água de resfriamento, água quente, ar comprimido etc.

Uso de energia pelos processos: 

é aqui que existem grandes oportunidades de melhoria e muitas delas estão ocultas. A análise de processos é uma ferramenta útil para medidas de integração de processos.

Substituição de combustível: 

identificando o combustível apropriado para a conversão eficiente de energia e, às vezes, economia de custos.  

Viabilidade técnica e econômica: A viabilidade técnica deve abordar os seguintes problemas.

  • Disponibilidade de tecnologia, espaço, mão de obra qualificada, confiabilidade, serviço etc.
  • O impacto da medida de eficiência energética na segurança, qualidade, produção ou processo.
  • Os requisitos de manutenção e disponibilidade de peças de reposição.

A viabilidade econômica geralmente se torna o parâmetro chave para a aceitação da gerência. A análise econômica pode ser realizada usando uma variedade de métodos.

Exemplo:

 método de retorno, taxa interna de retorno, método de valor presente líquido etc. Para medidas de baixo investimento e curta duração, com viabilidade econômica atraente, o mais simples dos métodos, o retorno geralmente é suficiente.

Classificação de medidas de conservação de energia:

Com base na auditoria energética e nas análises da planta, vários projetos potenciais de economia de energia podem ser identificados. Estes podem ser classificados em três categorias.

1. Baixo custo - alto retorno

2. Custo médio - retorno médio

3. Alto custo - alto retorno

Normalmente, os projetos de baixo custo e alto retorno recebem a maior prioridade. Outros projetos precisam ser analisados, projetados e orçados para implementação em etapas. Projetos relacionados à cascata de energia e mudanças de processo quase sempre envolvem altos custos associados a altos retornos e podem exigir uma análise cuidadosa antes que os fundos possam ser comprometidos. Esses projetos geralmente são complexos e podem exigir longos prazos de execução antes de serem implementados.

escopo da Auditoria:

A auditoria energética pode ser realizada em uma ampla gama de sistemas, incluindo, entre outros:

  • Envelope de construção;
  • Sistema HVAC & Chiller;
  • Sistema de alimentação elétrica;
  • Iluminação;
  • Caldeira e sistema de vapor;
  • Sistema de água quente;
  • Sistema de ar comprimido;
  • Motores e acionamentos;
  • Equipamento para processos especiais.

O escopo da auditoria dependerá da natureza dos negócios e dos objetivos que os clientes desejam alcançar.

A ECOBRASIL ENERGIA

A ECOBRASIL ENERGIA é uma empresa especializada no mercado de energia elétrica brasileiro e comprometida em entregar os melhores resultados aos seus clientes, sejam eles consumidores ou geradores de energia. Estamos prontos para atender ao cliente de forma rápida e customizada, oferecendo uma variedade de serviços especializados em gestão de energia.