Elaboração de Diagnostico Energético


Elaboração de Diagnostico Energético

O diagnóstico energético e um estudo detalhado sobre ações que podem ser realizadas em uma instalação de modo na forma de uso de forma mais eficiente e energia elétrica. A partir do estudo da instalação e do seu uso, é possível verificar quais os benefícios e melhorias podem ser implantados na instalação e também os resultados esperados, de forma que o projeto seja executado da maneira mais eficiente possível.

Muitos investimentos ainda são feitos na base de "achismo" ou estimativas errôneas e depois não trazem retornos esperados. Um diagnóstico bem executado auxilia na implantação de soluções que terão o melhor custo x benefício, descreve com clareza os pontos importantes, como: 

• Onde investir primeiro?
• Como se medida uma economia? (Usar o protocolo internacional de medição e seleção, por exemplo).
• Melhores soluções em cada caso.
• Como ser feito (equipamento, mão de obra, etc ...).
• Comparações de opções de atendimento caso-necessário (soluções sem desembolo / "cash out", Capex x Opex, custo efetivo total, impacto no balanço e resultado da empresa, uso de fundos com subsídios, etc.).
• Cronograma de implementação físico / financeiro (fluxo de caixa).
• Planejamento tributário (desconto do IRPJ / CSLL / PIS / Cofins / ICMS, Capex x Opex, etc ...).

O diagnóstico é realizado de forma minuciosa e descreverá cada ação a ser implementada, recursos-recursos e pagamento do projeto (ou RCB caso seja um projeto que utiliza o fundo do Programa de Eficiência Energética da Aneel).
Dentre estas ações, destacam-se a tecnologia LED, energia solar fotovoltaica, uma automação por meio de sensores / inversores de frequência, o uso de motores de alta eficiência e aquecimento solar.
Mesmo uma troca simples de lâmpadas para envolver, correção de iluminação, cálculo de uniformidade, grau de ofuscamento, entre outras características da iluminação dos ambientes de acordo com NBR ISO-CIE 8995-1.
Uma geração fotovoltaica desenvolve uma variação da temperatura e radiação solar do local, posição das placas, etc.
O inversor de frequência deve considerar o tipo de carga e o processo do motor que está conectado, etc.