Estudo de Curto Circuito


Estudo de Curto Circuito

Em geral existem basicamente dois tipos de perigos elétricos distintos com potencial de atingir as pessoas trabalhando próximo aos equipamentos energizados. O primeiro é o choque elétrico e o segundo é o Arco Voltaico. O estudo de Arco Voltaico da Ecobrasil Energia ajuda a lidar com o risco do Arco Voltaico. O ponto de partida é evitar situações perigosas e a categorização de perigos inevitáveis.

Os perigos de Arco Voltaico são diferentes dos perigos de choques elétricos, visto que um risco de Arco Voltaico não requer um contato físico entre a pessoa e o equipamento energizado. Arco Voltaico é o resultado de uma liberação rápida de energia devido à uma falta por arco entre uma fase e outra, ou entre uma fase e o neutro ou o terra. Um evento típico de Arco Voltaico ocorre devido ao contato acidental entre um condutor energizado e a terra.

Este tipo de fenômeno provoca inúmeros acidentes com trabalhadores em todo o mundo. No Brasil, a norma que trata sobre a segurança em instalações elétricas é a NR-10. Esta norma dita os requisitos mínimos necessários que promovam condições seguras para as pessoas envolvidas em trabalhos nas proximidades de sistemas elétricos. O item 10.2.9.2 determina que:

“As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas”.

A metodologia utilizada para calcular as energias associadas a este fenômeno é a norma americana IEEE 1584 (Guide for Performing Arc Flash Hazard Calculations). Esta norma foi desenvolvida a partir de modelos empíricos determinados após inúmeros testes.

Portanto, em conformidade com a NR-10 é essencial a elaboração de estudos elétricos para a correta composição do prontuário das instalações elétricas, além de contribuírem para manter as instalações elétricas atualizadas, aumentando a confiabilidade do sistema e a segurança no trabalho. Com a evolução dos procedimentos de segurança nas instalações elétricas, há uma crescente necessidade de proteção dos trabalhadores com relação aos perigos provenientes dos arcos elétricos. As vestimentas de trabalho devem ser corretamente dimensionadas. Para tanto, é necessário buscar metodologias em normas internacionais e executar um estudo de Arco Voltaico e Energia Incidente. Este estudo se baseia em modelos empíricos que foram desenvolvidos a partir desta necessidade e está descrito na norma americana IEEE 1584. Atualmente esta é a metodologia preferida da indústria.

Através de uma análise abrangente de cada parte da sua rede elétrica, nós damos uma visão do perigo de Arco Voltaico em qualquer local onde as pessoas trabalhem. Além disso, também examinamos quaisquer preocupações relacionadas à capacidade de curto-circuito e seletividade.

Em nossa abordagem, o relatório não é um produto chave, mas apenas um detalhe essencial, resultante dos pontos de partida e metodologia corretos.

Uma análise de perigo de Arco Voltaico fornece mais informações sobre a segurança da sua rede eléctrica dentre elas:

  1. Análise de perigo de arco, incluindo estudo de curto-circuito e seletividade;
  2. Relatório de princípios, análises e recomendações;
  3. Etiquetas de perigo de Arco Voltaico;
  4. Treinamento para pessoal operacional e técnicos de manutenção;
  5. Apoiar a implementação e seleção de equipamentos para proteção de pessoas;
  6. Em alguns casos, o perigo de Arco Voltaico pode ser facilmente reduzido sem investimento em equipamentos ou em estudos futuros.

A ECOBRASIL ENERGIA

A ECOBRASIL ENERGIA é uma empresa especializada no mercado de energia elétrica brasileiro e comprometida em entregar os melhores resultados aos seus clientes, sejam eles consumidores ou geradores de energia. Estamos prontos para atender ao cliente de forma rápida e customizada, oferecendo uma variedade de serviços especializados em gestão de energia.